Em corrida recheada de polêmicas e trapalhadas, alemão ignora ordens da RBR e cria mal-estar na equipe. Massa e Alonso saem decepcionados
Campeões de constrangimento: Webber, Vettel e Hamilton no pódio do GP da Malásia (Foto: AFP)
Se nem os três primeiros colocados deixaram o circuito de Sepang felizes, imagina os demais pilotos. A dupla da Ferrari, por exemplo, saiu decepcionada. Felipe Massa sonhava com a vitória, mas viu as chances de bom resultado acabarem ao não largar bem e terminou em quinto: "Não posso estar satisfeito", admitiu. Mais chateado ainda ficou Fernando Alonso, que quebrou o bico na largada, tentou se manter na pista até a primeira rodada de pit stops, mas acabou na brita logo na segunda volta. Veja no vídeo.
Confira os melhores e os piores momentos de uma das corridas mais polêmicas da história da Fórmula 1!
Faltavam 12 voltas para o fim da prova, quando Webber voltou de seu quarto pit stop logo à frente de Vettel. A RBR então pediu, pelo rádio, para seus pilotos segurarem o ritmo e manterem as posições. O objetivo era poupar equipamento e pneus e não pôr em risco a dobradinha do time. Mas o alemão ignorou solenemente as ordens. Partiu para cima e arriscou tudo e pegou o australiano de surpresa, fazendo a ultrapassagem e ficando com a vitória.
A atitude de Vettel provocou a ira de Webber. Logo após ser superado, fez sinal com o dedo médio para o companheiro de equipe (veja o vídeo no Blogo Voando Baixo). Depois da corrida, foi tirar satisfações. No pódio, fez questão de se afastar do alemão na hora do champanhe. Nas entrevistas, disparou não só contra Vettel, mas também contra a RBR: “terá proteção, como sempre”, fazendo alusão a episódios passados.
Mark Webber mostra o dedo médio para Sebastian Vettel após ser ultrapassado (Foto: Reprodução)
Mas dessa vez, nem a RBR estava do lado de Vettel. A atitude do piloto deixou a cúpula da equipe irritadíssima. Logo após a prova, o projetista Adrian Newey já tinha dado um puxão de orelha no garoto. O chefe Christian Horner não poupou críticas: “colocou seu interesse acima da equipe”. O clima era de velório. Até a tradicional foto do vencedor com todos os funcionários da equipe foi cancelada. Restou ao tricampeão admitir o erro e, constrangido, pedir desculpas a Webber: "Cometi um grande erro".
Lewis Hamilton e Nico Rosberg se falam após o
GP da Malásia (Foto: Agência Reuters)
'Ele quem deveria estar aqui'GP da Malásia (Foto: Agência Reuters)
E as polêmicas com ordens nos boxes não foi “privilégio” da RBR. Em busca de um lugar no pódio, Nico Rosberg chegou a ultrapassar o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, duas vezes, mas levou o troco. Mais rápido, o alemão pediu para equipe para mandar o inglês abrir caminho. Mas acabou ouvindo o que não queria. O chefe Ross Brawn entrou em cena e lhe mandou segurar a onda e manter a posição. Diferentemente do que Vettel fez com Webber, mesmo contrariado, Rosberg segurou a onda e cruzou em quarto, mas disse que guardará a história consigo, para usar no futuro. Depois da corrida, Hamilton disse que o parceiro deveria estar no pódio em seu lugar.
Lewis Hamilton saiu da McLaren, mas a McLaren não saiu de Lewis Hamilton. Em um GP tão tenso, com brigas internas e discussões, a gafe do britânico foi um momento de descontração que provocou boas risadas. Em sua segunda corrida pela Mercedes, o campeão mundial de 2008 se confundiu e entrou nos boxes da sua ex-equipe para fazer o pit stop (vídeo). Que momento nostálgico. Seria saudade? Afinal, foram seis anos por lá. A McLaren não perdeu a piada. Pouco depois do episódio, publicou no twitter: “Fique à vontade para aparecer e dizer ‘oi’ a qualquer hora, Hamilton”. O piloto tentou explicar o inexplicável: “Não sei o que aconteceu! Por anos eu parava lá. As equipes se parecem muito”.
Nicole Scherzinger fica surpresa com o erro do namorado Hamilton no GP da malásia (Foto: TV GLOBO)
Roda presa, roda mal colocada, roda solta. Parafraseando o ex-presidente Lula, “nunca na história” da Fórmula 1 houve tantos problemas nos boxes. A McLaren não prendeu corretamente a roda dianteira direita do carro de Jenson Button, que parou metros depois e teve que ser recolhido de volta para o pit. A dupla da Force India, Paul di Resta e Adrian Sutil visitava os boxes volta sim, volta não. Era um problema na fixação das rodas, que obrigou os dois carros a serem recolhidos. Teve também uma batida entre Jules Bianchi (Marussia) e Charles Pic (Caterham) e uma quase batida entre Kimi Raikkonen (Lotus) e Nico Hulkenberg (Sauber). Isso sem contar o mico de Hamilton... Confira todos no vídeo acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário